domingo, 15 de maio de 2016

Resenha: A hora da estrela

Oi gente, estou bem sumida, esse tempo que sumi, passei por muitas coisas, mas enfim espero estar de volta e hoje trago a resenha de um livro da grande escritora Clarice Lispector! 


Tive que estudar sobre o livro para fazer uma prova, o que me fez analisar muito mais do que a história em si, portanto já vou adiantando que a história possui 3 enredos, sendo o primeiro com a história da criação do próprio processo narrativo, que é constituído pelos próprios conflitos existenciais do narrador e uma angustiada reflexão sobre o ato de escrever, o segundo possui a história do narrador,  que é chamado de Rodrigo S.M., um escritor fictício criado por Clarice, contando suas próprias experiências e do drama existencial que vive e o terceiro enredo tem a história de Macabéa, que é a qual explicarei mais a frente.

O livro conta a história de Macabéa, uma jovem Alagoana de 19 anos, que só tinha até o terceiro ano do primário, de acordo com o escritor, ela era muito feia, muito pobre, ignorante, virgem, mas também rica em peculiaridades que ele próprio descobre nela. Quando tinha 2 anos seus pais morreram de febre ruim, o que fez com que fosse morar com a sua tia beata, que era muito religiosa e moralista, cheia de superstições e tabus, os quais ela passou para a sobrinha. Foram morar em Maceió, e depois no Rio de Janeiro, lá onde a sua tia acabou morrendo. Macabéa teve que se virar sozinha, trabalhava em uma empresa como datilógrafa, mas mal sabia escrever, o que deixava sempre seu chefe insatisfeito.

Macabéa levava uma vida miserável, muitas vezes o leitor acaba sentindo raiva porque vivia sempre calada, não fazia nada para mudar, uma coisa que tinha convicção era que mesmo com sua tia morrendo, ela nunca morreria, viveria para sempre, tinha sede da vida. Acreditava ser feliz, para ela a vida que se submetia tinha que ser assim, porque simplesmente era, como se cada um tivesse uma vida predestinada, aí que me vem a raiva ao ver que ela não reagia a nada, era totalmente sem sentimento e fria, dizendo o autor ela era "incompetente para a vida". 

Em um determinado dia conhece Olímpico de Jesus, um cara totalmente ridículo e ambicioso, que começou a namorar, no desenrolar da história vocês vão conhecendo o personagem e vão concordar quando falo que era ridículo. Não vou falar o fim da história, mas analisando profundamente, é o momento que chega "A hora da estrela".

Por um lado achei um pouco complexa a leitura, tive que recorrer a vários sites para me ajudar a interpretar, lendo só por ler você acaba não achando a história interessante, uma história qualquer, mas se você perceber as críticas por trás da história, as que o escritor faz, você compreende por um outro lado e não pensa que foi uma perda de tempo lê-lo. Particularmente eu não gostei tanto, e a nota que vou dar reflete o que achei do livro.


Nota: ☆☆☆

Autor: Clarice Lispector
Ano de Lançamento: 1998
Editora: Rocco
Páginas: 88

Luisa Corrêa  

0 Comments:

Postar um comentário